Como instalar um roteador para uso com uma conexão de Internet DSL

Roteadores conectam redes entre si e função como gateway de rede. Roteadores determinar o melhor caminho para um pacote de dados, restringir o vírus nocivos cheguem à rede e se necessário substituir hubs e switches. No entanto, roteadores funcionam principalmente como dispositivos que fornecem ou roteiam banda larga acesso à Internet para um computador ou uma rede. Um roteador é necessário para acessar uma conexão de Internet DSL. Aqui está como você pode instalar um roteador para usar com uma conexão DSL.

Dificuldade: moderada

Instruções

Coisas que você precisa

  • Placa de LAN e adaptador de energia
  • Cabo de telefone (no caso de um roteador ADSL)
  • CD-ROM com manual
  • Cabo Ethernet
  • Roteador DSL
  1. Certifique-se de que você tem todo o equipamento necessário para conectar o roteador DSL. Isso inclui o roteador em si, CD-ROM com manual, cabo Ethernet, cabo de telefone (no caso de um roteador ADSL) e adaptador de energia. Entre em contato com o revendedor ou o fabricante do roteador DSL se qualquer um dos equipamentos acima estiver faltando.
  2. Conecte a linha telefônica à porta do seu roteador ADSL. Isso é aplicável somente se você tiver uma conexão ADSL. Note que no caso de uma conexão ADSL, seu provedor de serviços de Internet (ISP) usará sua linha telefônica para fornecer acesso à Internet.
  3. Conecte o cabo de categoria 5 (ou CAT6) a porta de Internet do seu roteador no caso de conexões ADSL não. Nesses casos, seu provedor de serviços de Internet seria fio um cabo CAT5 (ou CAT6) especificamente para a sua conexão de DSL. A extremidade deste cabo deve ser conectada ao roteador.
  4. Conecte uma extremidade do cabo CAT5 outro (também conhecido como cabo de Ethernet) para qualquer uma das portas Ethernet do seu roteador DSL. Conecte a outra extremidade à porta LAN do seu computador ou à porta LAN do seu comutador/hub se você planeja compartilhar a conexão DSL em sua rede. Observe que cada computador a ser conectado com o roteador irá exigir um cartão LAN instalado.
  5. Conecte o roteador a uma tomada elétrica e ligue-o.
  6. Ligue o computador e/ou seu comutador/hub de rede.
  7. Configure o router, as etapas que podem variar de fabricante para fabricante. Leia o guia de instalação e manual do usuário para obter instruções específicas. Normalmente, as instruções são simples e fáceis de seguir. Você precisará inserir seu endereço IP e uma variedade de outros parâmetros para configurar o roteador DSL. Esses detalhes serão fornecidos pelo ISP.
  8. Depois de configurar o roteador DSL, visite alguns sites para garantir que você tenha acesso DSL à Internet em seus computadores.

Dicas & advertências

Use luvas para evitar danos devido à descarga eletrostática.

Redes sem fio exigem roteadores sem fio para que instalação procedimento difere ligeiramente de roteadores usados em redes tradicionais com fios.

Embora o recurso de tradução (NAT) de endereço de rede de roteadores oferece uma camada de segurança, é aconselhável ter um bom antivírus instalado em todos os computadores.