Como solucionar problemas de DNS

Serviço de nomes de domínio, ou DNS, é o coração da Internet. Quando problemas se desenvolve, pode afetar diretamente conectividade com a Internet. Noções básicas sobre como diagnosticar corretamente o problema irá percorrer um longo caminho para corrigir quaisquer problemas.

Dificuldade: moderada

Instruções

  1. Verifique o endereço Internet é correto. Verifica novamente a ortografia. Se é um site que você está tentando acessar e você entrou apenas SeuDomínio, com, adicionar www para esse endereço (www). Alguns administradores de servidor web não configurou os servidores DNS para rotear solicitações sem o “www.” Isso, obviamente, só se aplica a questões do cliente.
  2. Do lado do cliente e o servidor, alguns problemas DNS podem ser causados por uma falta de conectividade de rede. Certifique-se de que existe uma estável e conexão ativa à Internet. Certifique-se de que todo o hardware está funcionando corretamente e testar a conectividade por Ping ou tentando acessar outros servidores.
  3. Se o servidor DNS parece alcançável através de uma rede básica, mas não está respondendo às solicitações de rede, certifique-se de que o servidor DNS está sendo executado e escutar solicitações. Isso pode ser feito usando o comando “nslookup”.
  4. Outro problema potencial poderia ser que o cliente solicitante não está na lista de aprovados endereços IP permitidos para acessar o servidor DNS. Esta é apenas uma questão se o administrador decidiu restringir a conectividade para selecionar clientes. Se este é um problema, verificar para ver se seu IP está na lista branca e adicioná-lo, se necessário.
  5. Às vezes, os servidores DNS será lentos responder às solicitações. Se este é um problema, ele não pode ser um problema com o servidor DNS por se. Rather, ele poderia ter a ver com um “gargalo” no tráfego de Internet causado por períodos de alto uso de tráfego e largura de banda.